Ecopet é uma entidade sem fins lucrativos e sem sede própria. Foi fundado em Abril 2017 se inspiraram em um projeto existente em Caxias do Sul-RS “Engenharia Solidária” e opera de forma distinta, pois o dinheiro vindo da arrecadação dos resíduos recicláveis é revertido em castração, medicamentos e cirurgias, uma vez que o Ecopet destina a verba arrecadada exclusivamente para a castração animal.
Cada castração custa em média noventa reais, dessa forma, para que seja arrecadado o valor se faz necessária a coleta de cerca de 120 quilos de tampinhas. Essa quantidade de plástico é equivalente a um carro cheio até o carona, sem nenhum passageiro dentro. As tampas podem ser de tipos e tamanhos variados e não apenas as de garrafa pet, que são mais populares. O programa arrecada resíduos de plástico como tampas de shampoo, leite, amaciante, sabão líquido, embalagens de remédios etc.
A definição do animal que será beneficiado com a castração ocorre através de um sistema de listas, e para se inscrever nessas listagens existem critérios adotados. Os animais em situação de rua têm prioridade, principalmente as fêmeas e, geralmente, ficam com protetores até sua recuperação e adoção. Essas listagens são administradas por voluntárias do Projeto, no qual são responsáveis por avaliar a concessão do benefício da castração. As especificações para o cadastramento permeiam entre dados do responsável, assim como informações do próprio animal, comprovante de renda da família, caso seja de família carente e foto do cão ou gato.
Por meio dessa iniciativa, de acordo com o último levantamento realizado até abril de 2021, por organizadores da ONG, já são 4.687 animais contemplados e 227 toneladas de plásticos retirados do meio ambiente e aterros sanitários, garantido o destino adequado à reciclagem.
Segundo os administradores da ONG, A gente faz a diferença, mobilizamos as pessoas, informamos para elas que não precisam doar algum valor financeiro para conseguir fazer algo, nós temos outras alternativas, se cada um ajudar de alguma forma, com suas mãos, a gente consegue ajudar muitos animais e o meio ambiente. Mas dependemos da ajuda das pessoas”.
Atualmente, o Ecopet conta com 42 voluntários e as ações desenvolvidas pela ONG são de total incumbência desses membros. O programa também tem o apoio de algumas empresas, como pontos de coleta, que totalizam, (557) pontos de arrecadação distribuídos em algumas das regiões da Grande Florianópolis, como Palhoça, São José, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes São Pedro de Alcântara e, também, na capital do estado
Ao unir esforços em todas essas áreas, o ECOPET aspira a criar um impacto duradouro, transformando a relação entre as pessoas, os animais e o meio ambiente em prol de um futuro mais sustentável e compassivo.
Coletar e reciclar tampas de plástico, evitando que esses resíduos prejudiquem o meio ambiente, especialmente a contaminação de solo e água.
Utilizar os recursos obtidos pela reciclagem para financiar castrações de cães e gatos, contribuindo para o controle da superpopulação e garantindo o cuidado humanitário dos animais.
Educar a comunidade por meio de palestras em escolas e empresas, incentivando práticas sustentáveis, a guarda responsável de animais e destacando a importância da castração.
Mobilizar e engajar voluntários, colaboradores e empresas locais na coleta e classificação das tampas, promovendo a participação ativa da comunidade na causa.
Contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, onde a reciclagem e o cuidado com os animais se tornem parte integrante dos valores e práticas cotidianas.
Promovemos a mudança ambiental e o bem-estar animal ao reciclar tampas de plástico para financiar castrações, buscando reduzir a superpopulação e preservar o meio ambiente.
Visualizamos um futuro transformador com cada tampa reciclada. Lideramos a conscientização sobre reciclagem e bem-estar animal, imaginando comunidades unidas para um mundo sustentável.
Reciclamos tampas para preservação e controle da superpopulação, valorizando colaboração e investindo em educação sustentável com transparência para impacto positivo.